sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Da Guerra Fria para a mídia-Vitória e Matheus 9A



1) O QUE FOI A CRISE DE MÍSSEIS,EM CUBA?EXPLIQUE.

A Crise dos Mísseis de 1962 gerou no mundo um enorme estado de tensão por causa das ameaças feitas entre os Estados Unidos e a União Soviética, as duas grandes potências à época. O episódio envolveu armamento nuclear e deixou a humanidade perto de uma nova guerra mundial.

2)FESTIVAL DE WOODSTOCK,NOVA YORK 1969,O QUE ACONTECEU?POR QUE FOI IMPORTANTE?

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, ocorreu, na fazenda pertencente a Max Yasgur, nas imediações da cidade de Bethel, Estados Unidos, um dos maiores festivais de música da história, oWoodstock. O festival possuía um vínculo direto com aContracultura que se desenvolveu exponencialmente nos anos 1950 e 1960 e, sobretudo, com o principal eixo contracultural, o Movimento Hippie. Esse festival aconteceu em uma época em que o mundo estava no auge da bipolaridade geopolítica, isto é, na ambiência daGuerra Fria.
Para entender a importância e a magnitude do Woodstock, é necessário saber que, após a Segunda Guerra Mundial, houve um surto de desenvolvimento tecnológico voltado para a vida doméstica, sobretudo nos Estados Unidos. Era a época do “American Way of Life” (o modo de vida americano), que se tornava um modelo para todo o mundo ocidental. Essa época ficou conhecida também como a “era dos eletrodomésticos”. 

3)QUEM FOI E COMO VIVEU O RAUL SEIXAS ?

Raul Seixas (1945-1989) foi um músico, compositor e cantor brasileiro, um dos grandes representantes do rock no Brasil. É conhecido por músicas como “Maluco Beleza” e “Ouro de Tolo”.

Raul Santos Seixas (1945-1989) nasceu em Salvador, Bahia, no dia 28 de junho de 1945. Desde a adolescência, ficou impressionado com o fenômeno do Rock and Roll, o que levou a criar uma banda chamada "Os Panteras". Lançou o seu primeiro disco em 1968, “Raulzito e seus Panteras”. Mas o sucesso veio mesmo depois do lançamento do disco “Krig-ha, Bandolo!” (1973), cuja música principal, “Ouro de Tolo”, fez grande sucesso no Brasil. O disco tinha outras músicas de grande repercussão, como “Mosca na Sopa” e “Metamorfose Ambulante”.

Raul Seixas se envolveu com ocultismo, estudou filosofia e psicologia, o que o fez um dos poucos compositores a tentar imprimir suas idéias em letras aliadas ao som vibrante do Rock, juntamente com ritmos nordestinos.

Em 1974, criou a Sociedade Alternativa, um conceito de sociedade livre inspirada no ocultista Aleister Crowley e que foi tema de uma de suas canções do disco "Gita" (1974).

Raul Seixas produziu bons trabalhos como "Novo Aeon" (1975), "Metrô Linha 743" (1983), "Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!" (1987) e "A Panela do Diabo"(1989), este último, em parceria com o roqueiro Marcelo Nova. Raul Seixas foi considerado um dos maiores músicos brasileiros, com grande número de admiradores.

Raul Seixas enfrentou sérios problemas com o álcool. Faleceu no dia 21 de agosto de 1989, com apenas 44 anos, vítima de pancreatite aguda.

4)QUEM FOI E COMO VIVEU CHARLES CHAPLIN?

Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e iniciou sua carreira como mímico, fazendo excursões para apresentar sua arte. Em 1913, durante uma de suas viagens pelo mundo, este grande ator conheceu o cineasta Mack Sennett, em Nova York (Estados Unidos), que o contratou para estrelar seus filmes.
Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraçado, este personagem denunciava as injustiças sociais. De forma inteligente e engraçada, este grande artista sabia como fazer rir e também chorar.
Em 1918, no auge de seu sucesso, ele abriu sua própria empresa cinematográfica, e, a partir daí, fazia seus próprios roteiros e dirigia seus filmes. Crítico ferrenho da sociedade, ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a miséria e o desemprego. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz e Luzes da Cidade. Pelo filme O Circo, Chaplin ganhou em 1929 seu primeiro Oscar Honorário.
Adepto ao cinema mudo, o também cineasta, era contra o surgimento do cinema sonoro, mas como grande artista que era, logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras primas: O Grande Ditador (crítica ao fascismo), Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.

Na década de 1930 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista, pois foram considerados subversivos e contrários a moral e aos bons costumes. Porém, na verdade, representavam uma crítica ao sistema capitalista, à repressão, à ditadura e ao sistema autoritário que vigorava na Alemanha no período. Mas o sucesso dos filmes foi grande em outros países, sendo traduzido para diversos idiomas (francês, alemão, espanhol, português).

Em 1965, publicou sua autobiografia , Minha Vida. Em 1972, Charles Chaplin foi premidado com o Oscar Honorário de melhor trilha sonora pelo filme Luzes da Ribalta.

Em 1977, o mundo perdeu um dos grandes representantes da história do cinema.
Resultado de imagem para fotos CHARLES CHAPLIN
5)QUEM FOI E COMO VIVEU CARMEM MIRANDA?

Portuguesa, nascida em Marco de Canaveses, aos 09 de fevereiro de 1909, Maria do Carmo Miranda da Cunha veio ainda bebê para o Brasil, acompanhada de seus pais José Maria Pinto Cunha e Maria Emília Miranda, além de sua irmã mais velha, Olinda.
Sua família levava uma vida modesta, pois seu pai montara um pequeno salão de barbearia.

Estudou na escola Santa Teresa, mas as dificuldades financeiras de seu pai levou-a a começar suas atividades profissionais ainda bem cedo, por volta dos quatorze anos.

Amigos da família contam que Carmem foi despedida duas vezes, pois ao invés de trabalhar, tanto na loja de gravatas, como na chapelaria, passava a maioria do tempo cantando, o que comprova o gosto e a vocação artística para o canto.

Em 1926 sua família é surpreendida com a publicação de uma foto de Carmem na revista Selecta, confirmando que seu maior desejo era ser artista.

6)QUEM FORAM E COMO VIVERAM OTELO E OSCARITO?

Sebastião Bernardes de Sousa Prata era o nome verdadeiro de Grande Otelo, um grande ator com uma vida marcada pela superação de tragédias. Seu pai morreu esfaqueado e sua mãe era uma cozinheira que não largava o copo de cachaça. Sebastião fugiu com uma Companhia de teatro mambembe que passava por Uberlândia e foi adotado pela diretora do grupo, Abigail Parecis, que o levou para São Paulo.

Oscarito (1906-1970) foi um ator brasileiro considerado um dos artistas mais populares do humor brasileiro.

Oscar Lorenzo Jacinto de La Imaculada Concepción Teresa Dias nasceu em Málaga, numa família de tradição circense. Em sua infância, já fazia aparições em circos no Brasil. Sua estréia pública foi numa adaptação da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. Seguiu a carreira de acrobata, mas estreou no teatro e revista com a peça “Calma, Gegê” e permaneceu por mais de 20 anos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário