quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Luana e Manoela - Ernesto Geisel

                                                           ERNESTO GEISEL 




Ernesto Geisel foi um dos presidentes do país durante a ditadura militar. ... Tomou posse como presidente em março de 1974. Foi durante seu governo que a ditadura começou a enfraquecer por um processo de transição à democracia, definido por ele mesmo como uma “abertura lenta, gradual e segura”.  Teve papel de destaque no movimento de deposição de João Goulart, e assumiu a chefia do gabinete militar do presidente Castelo Branco. Em 1966, foi promovido a general. Em março de 1967, tornou-se ministro do Superior Tribunal Militar e, entre 1969 e 1973, foi presidente da Petrobrás.
O general Geisel foi o 4º presidente do regime Militar no Brasil. Foi também representante da chamada “Linha Dura” do exército brasileiro.Durante sua atuação, tem início o processo de redemocratização do país. No âmbito econômico, seu governo esteve marcado por uma redução do crescimento. O chamado milagre econômico e o Ato Institucional nº 5 - AI-5 foram extintos.Para manter a economia aquecida, Geisel criou o “II Plano Nacional de Desenvolvimento” e ainda, colaborou com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.Durante seu governo, a Guanabara foi anexada ao Rio de Janeiro e o Estado de Mato Grosso foi dividido também em Mato Grosso do Sul.Economicamente, o país estava com alta taxa de inflação e dívida externa. Para contornar a crise internacional do petróleo de 1973, investiu-se no setor energético e indústria de base por meio do II Plano Nacional de Desenvolvimento, além de lançar projetos de prospecção de petróleo pela Petrobrás. Na área dos transportes, participou da inauguração das primeiras linhas do metrô nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.Estreitou laços diplomáticos com a China, e com a Alemanha realizou um acordo nuclear.Em 25 de outubro de 1975, o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado na sede do DOI (Destacamento de Operações e Informações) do Codi (Centro de Operações de Defesa Interna).Em 1985, seis anos após deixar o cargo de Presidente do país, Geisel apoiou as eleições de Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito após o golpe militar.
O governo Geisel também foi marcado pelas greves dos operários do ABC paulista e pelo destaque do sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, no ano de 1979.
Ao final do governo, em 1978, Geisel anulou o AI-5, preparando a abertura do regime militar. Em 15 de março de 1979, o general Geisel deixou a presidência e foi sucedido pelo general João Figueiredo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário