sexta-feira, 21 de junho de 2019

Ana e Érika

A REVOLTA DA VACINA
NICOLAU SEVCENKO

Resultado de imagem para revolta da vacina


1- Quem e quais grupos acompanhavam os jovens oficiais? Pág. 08
Representada por trabalhadores do serviço público, funcionários do Estado, profissionais autônomos, pequenos empresários, bacharéis desempregados e pela vasta multidão de locatários de imóveis, arruinados e desesperados, que viam o discurso estatizante, nacionalista, trabalhista e xenófobo dos cadetes como sua tábua de salvação. Esse grupo era genericamente denominado de jacobinos (indicando sobretudo grupos de civis) ou florianistas (referindo-se principalmente aos setores militares), ou ainda de republicanos vermelhos ou radicais.
2- Qual era o argumento do governo? Explique. pág. 10
O argumento do governo era de que a vacinação era de inegável e imprescindível interesse para a saúde pública.E não havia como duvidar dessa afirmação, visto existirem inúmeros focos endêmicos da varíola no Brasil, o maior deles justamente na cidade do Rio de Janeiro.
3- Explique sobre a criação da Liga contra a Vacina Obrigatória. Pág.13
foi criada a Liga contra a Vacina Obrigatória, como reação à medida aprovada em 31 de outubro. 
4- Qual era a importância da Liga para os amotinados? Explique. Pág15
Sua importância para os amotinados provinha de a Liga significar, naquele momento de irresolução, um núcleo aglutinador de energias e decisões práticas
5- Domingo dia 12. Descreva os tumultos e demais acontecimentos. Pág. 18
Mas os túmulos iniciava-se ainda mais cedo,e com um caráter ainda mais alarmante; naquele dia de repouso, domingo, dia 12, às 14 horas, estava literalmente tomada, pela multidão exaltada, a praça Tiradentes. Em vão, tentavam as autoridades e as patrulhas convencê-la de que deveria dispersar.
6- Por quem o jornal do Comércio do Brasil era financiado? O que este
jornal fazia? Pág. 22
monarquistas,monarquistas, incentivando o conluio e mantendo a agitação antigovernamental na imprensa, esperavam herdar o poder como os únicos elementos capazes de restaurar a ordem, uma vez estabelecido o caos pelo confronto entre as duas facções republicanas. Jogaram, por isso, tanta lenha quanto puderam na fogueira da agitação popular.

7- Resumir o texto do repórter do Jornal do Comércio. Naquela mesma
madrugada... páginas 25 e 26.
A cidade havia sido dividida em três zonas militares, para maior eficácia do policiamento: a primeira, compreendendo todo o litoral, estava entregue à Marinha, sendo à noite batida pela luz intensa dos holofotes, para que melhor pudessem ser dispersados os agrupamentos que ali se formassem; abrangia a segunda as ruas Haddock Lobo, Frei Caneca, praça Tiradentes, ruas do Sacramento e Barão de São Félix, e estava a cargo da Brigada Policial; sob a guarda do Exército achava-se a terceira, que se estendia pela rua Marechal Floriano Peixoto, praça da República, Estrada de Ferro São Cristóvão e Vila Isabel [isto é, Companhias de Bondes São Cristóvão e Vila Isabel].O leito das ruas estava coberto de montões de garrafas, colchões, esteiras, latas e restos de objetos incendiados. Nos morros, canos cheios de dinamite formavam estranhas baterias. No largo do Depósito [atual praça dos Estivadores], aonde já chegavam as forças em seu avanço, travava-se um tremendo tiroteio.

8- Observe a charge que retrata Horácio José da Silva. Do que se trata?
Explique. Pág. 27

Charge da época retrata Horácio José da Silva, o Prata Preta, um dos líderes da resistência popular no morro da Saúde. Estivador e jogador de capoeira, atividade então proibida por lei, ele lutou até os últimos dias da Revolta da Vacina e, segundo a imprensa da época, foram necessários cinco homens da polícia e do Exército para prendê-lo. Não se sabe que destino teve. 


9- 15 de novembro de 1902. Como o presidente Rodrigues Alves foi

recebido? O que ele representava? Pág. 29
O governo de Rodrigues Alves foi recebido com extrema frieza pela população do Rio de Janeiro. Ele representava inequivocamente a continuidade da administração anterior, do também paulista Campos Sales. E não nos esqueçamos da despedida estrepitosa que os habitantes da cidade lhe reservaram, quando ele passou suas funções ao sucessor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário