segunda-feira, 30 de setembro de 2019

VACINA H1N1

alunos-arthur hammes e Leonardo Ennes


Resultado de imagem para h1n1



a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada? 


 A Gripe A se trata de uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A H1N1, que possui genes nas formas humana, suína e aviária e sofrem contínuas mutações e recombinações, surgindo assim novas variações do vírus da gripe (BRUM et al., 2011).
    De acordo com Bellei e Melchior (2011) o vírus Influenza A de origem suína surgiu no México no início de abril de 2009 e tão logo que surgiu se espalhou rapidamente pelo mundo, gerando preocupações e colocando em alerta a Saúde Pública Mundial. Na segunda quinzena de abril, a OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou um alerta sobre a nova epidemia, pois já haviam sido notificados quase 10 mil casos de Influenza A, com 79 mortes confirmadas.



b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. 


 A gripe A, ou gripe suína como era reconhecida até 30 de abril de 2009, é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1 modificado, denominado A/CALIFORNIA/04/2009. Esse, resultante da união de material genético de cepas da gripe humana, aviária e suína; extrapolou a barreira de espécies e passou a atingir seres humanos. A influenza de origem suína (H1N1) causa uma infecção viral que afeta principalmente o nariz, a garganta, os brônquios e ocasionalmente pode afetar os pulmões. O vírus Influenza são subdivididos nos tipos A, B e C, de acordo com suas características antigênicas. Apenas os tipos A e B têm importância epidemiológica (BELLEI; MELCHIOR, 2011).



c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? 

  A vacina contra Influenza tem um padrão de segurança excelente sendo utilizada no Brasil em estratégia de campanha anual para a população com 60 ou mais e para adultos e crianças acima de seis meses. A vacinação é a melhor tecnologia e o método mais efetivo disponível para a prevenção da Influenza e suas consequências (SANTOS; OLIVEIRA, 2009).
    A vacina é indicada para toda a população acima de 6 meses de idade assim que a vacina estiver disponível. No caso de crianças que ainda não completaram 6 meses, seus cuidadores devem ser vacinas para evitar a transmissão. As gestantes também devem ser vacinadas, uma vez que a vacina protege tanto ela quanto o bebê até que o mesmo complete os 6 meses de idade (BEPPLER, 2011).

Resultado de imagem para h1n1

d) Quais são as contra indicações da vacina? 



.A vacina é contraindicada para as pessoas com alergia grave a ovo, pois pode conter ovoalbumina, uma proteína do ovo responsável por reações alérgicas. Isso acontece porque existe uma etapa, durante o processo de produção da vacina, que os vírus crescem em ovos de galinha.V



e) Como usar a vacina? 



Antes da administração, inspecione a vacina quanto à presença de partículas ou descoloração, sempre que a suspensão e o recipiente permitirem. Se houver qualquer uma dessas condições, não use o conteúdo. A vacina deve ser aplicada por via intramuscular, de preferência no músculo deltoide, em crianças maiores de 2 anos e adultos; na região do vasto lateral da coxa em crianças menores de 2 anos; ou por via subcutânea profunda. Se for necessária a administração de uma dose de 0,25 mL para crianças utilizando a seringa com uma dose de 0,5 mL, inicialmente deve-se descartar metade do conteúdo até a marca correspondente (um traço preto pequeno na seringa) e, posteriormente, aplicar o volume remanescente de 0,25 mL. Não é necessário intervalo para administração de outras vacinas. A vacina pode ser aplicada simultaneamente com outras vacinas, desde que em local anatômico diferente. Todos os produtos não utilizados ou material residual devem ser descartados, de acordo com a legislação local. 




f) Quais são as precauções a vacina? 




Como na produção da vacina da gripe são utilizados ovos de galinha, há contraindicação para indivíduos alérgicos a ovo, pois a dose pode desencadear os sintomas da alergia. É possív C el realizar a vacinação, especialmente em situações de alto risco de contaminação pelo H1N1, por exemplo, mas isso requer o acompanhamento de um alergista.



g) Quais são as principais dúvidas sobre a vacina? 

1. Qual a diferença entre a vacina trivalente e a vacina tetravalente?
A vacina trivalente compreende duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus Influenza B. A tetravalente contempla duas cepas de Influenza A e duas de Influenza B. A cepa para H1N1 está presente nas duas vacinas.

2. Para quem já tomou a vacina H1N1 e deseja tomar a da gripe comum, pode tomar a trivalente?
Sim, não há contraindicação.

3. Existe alguma contraindicação para quem está tomando outro medicamento?
Os pacientes que tomam medicação que altere a imunidade (como corticoides ou imunossupressores) podem não ter uma boa resposta com a vacina, mas não estão contraindicados para recebê-la.

4. Crianças devem tomar a vacina em uma ou duas doses?
Todas as crianças abaixo de nove anos de idade, que estejam tomando a vacina para Influenza A H1N1 pela primeira vez, devem receber duas doses com um mês de intervalo.



h) Existem notícias falsas sobre a vacina? Pesquise e explique. 



Sim, pois tem varias pessoas quem divulgam videos e outro tipo de mídia , essa  mídias podem conter noticias falsas , que essas pessoa acham que e verdade e então postam e assim isso se torna uma grande bola de neve de mentira .



5- Referencias 




Nenhum comentário:

Postar um comentário