1) Pesquisar e escrever explicando a respeito da biografia de Juscelino.
Juscelino Kubitschek (1902-1976) ex-presidente do Brasil governou
entre 1956 e 1960. Durante seu mandato construiu Brasília, a nova
capital do País, inaugurada no dia 21 de abril de 1960.
Juscelino
Kubitschek (1902-1976) nasceu na cidade de Diamantina, em Minas Gerais,
no dia 12 de setembro de 1902. Filho do caixeiro-viajante João César de
Oliveira e da professora Júlia Kubitschek. Ficou órfão de pai aos três
anos de idade. Estudou no Seminário de Diamantina, onde concluiu o curso
de humanidades. Em 1919, presta concurso público para telegrafista e no
ano seguinte vai morar em Belo horizonte.Ingressou na política como chefe de gabinete de Benedito Valadares, na
ocasião, interventor federal em Minas Gerais, em 1934. No mesmo ano,
elegeu-se deputado federal, mas perdeu o mandato em 1937, com o advento
do Estado Novo. Foi prefeito de Belo Horizonte entre 1940 e 1945, numa
administração, que projetou o nome do ainda desconhecido arquiteto Oscar
Niemeyer, com as obras do bairro da Pampulha.Foi eleito deputado federal pelo PSD em 1946, e governador de Minas
Gerais em 1950, criou as Centrais Elétricas de Minas Gerais, a Cemig, e
construiu cinco usinas para a produção de energia elétrica, elevando em
trinta vezes o potencial instalado do estado. Com o apoio do PSD e do
PTB, e com a oposição na União Democrática Nacional (UDN) e de alguns
setores militares, foi eleito presidente da república em 1955, mas sua
posse só foi garantida após a intervenção do então Ministro da Guerra,
General Teixeira Lott, em novembro daquele ano.2) Pesquisar e escrever explicando sobre a construção de Brasília.
Brasília foi construída (as obras começaram em novembro
de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a
nova capital do Brasil. A ideia era transferir a capital do Rio de
Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o
interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o
país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer
ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no
dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek.
Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente
construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios,
Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).Brasília custou cerca de um bilhão de dólares. Este custo extremamente
elevado deveu-se, em parte, a ausência de estradas de ferro e de
rodovias bem traçadas para levar o material de construção. A solução foi
transportar o material de construção por via aérea, fato que encareceu
muito o custo das obras.
3) Pesquisar e escrever explicando a respeito das primeiras montadoras de automóveis que se instalaram no Brasil.
Desde os anos 20, a
importação de automóveis era uma rotina bastante conhecida. A Ford Motors
Company tinha iniciado a montagem de seus Ford “T”, em São Paulo, em 1919.
A General Motors Company fez o mesmo a partir de 1925, com o Chevrolet
“Cabeça de Cavalo”. Carro Nacional nessa época, nem mesmo em sonhos.
A partir de 1946, a
montagem dos carros importados retomou sua rotina, mas alguma coisa havia
mudado. A necessidade de improvisar peças de reposição durante o período
da guerra fez com que surgisse uma incipiente indústria de autopeças, o
que encorajou aqueles que pretendiam construir o automóvel brasileiro.
Os conformistas
diziam que o Brasil jamais seria uma nação industrial porque, pela lei da
divisão internacional do trabalho e pelos tratados e acordos dela
decorrentes, os países subdesenvolvidos continuariam aprimorando sua
especialidade de fornecedores de matérias-primas e os industrializados,
desenvolvendo sua especialidade de fornecedores de produtos
industrializados.
Com o regime de
Licença Prévia, instituído em maio de 1948 e controlado pela Comissão de
Exportação e Importação – CEXIM – a indústria teve um pequeno alento para
desenvolver-se e melhorar seu equipamento. Contudo, em abril de 1951,
devido ao temor de que o conflito na Coréia degenerasse em guerra mundial.
Foram novamente abertas as portas a importação e de modo irrestrito, para
permitir que o país fizesse estoques estratégicos.
Os empresários que
viveram essa fase afirmam que foi um período crucial, uma prova de fogo
para o setor de autopeças. As importações indiscriminadas esgotavam nossas
reservas cambiais e o balanço de pagamentos estava a ponto de estourar. Em
1952, o Brasil era um país sem estradas e sem transportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário