sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Leandro Teixeira Presidente Juscelino

1) Pesquisar e escrever explicando a respeito da biografia de Juscelino.  

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, Minas Gerais. Filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, formou-se como médico na cidade de Belo Horizonte, em 1927. Fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim em 1930 e casou-se com Sara Lemos em 1931Começou a trabalhar como capitão-médico da Polícia Militar, quando fez amizade com o político e futuro governador Benedito Valadares. Nomeado interventor federal em Minas, em 1933, Valadares colocou o amigo como seu chefe de gabinete. A seguir, Kubitschek foi eleito deputado federal (1934-1937), nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940-1945) e realizou obras de remodelação da capital. Após uma gestão como deputado constituinte, em 1946, pelo PSD (Partido Social Democrático), foi eleito governador em Minas Gerais (1950 a 1954). Na presidência, construiu hidrelétricas, estradas, promoveu a industrialização e a modernização da economia. Um de seus principais feitos foi a construção da cidade de Brasília e instituição do Distrito Federal, que marcou a transferência da capital federal (até então no Rio de janeiro) em 21 de abril de 1960. Numa era pós-Vargas, seu governo foi marcado por mudanças sociais e culturais como os festivais de música e a moda da bossa-nova. 

2) Pesquisar e escrever explicando sobre a construção de Brasília.

Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A ideia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. 

Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).

Brasília custou cerca de um bilhão de dólares. Este custo extremamente elevado deveu-se, em parte, a ausência de estradas de ferro e de rodovias bem traçadas para levar o material de construção. A solução foi transportar o material de construção por via aérea, fato que encareceu muito o custo das obras.
A construção de Brasília demorou quase quatro anos, mas depois de três anos a maioria dos seus principais edifícios estava pronta, dentre os quais o Palácio da Alvorada, primeiro prédio da capital construído em concreto armado.


3) Pesquisar e escrever explicando a respeito das primeiras montadoras de automóveis que se instalaram no Brasil.

Berço da indústria automobilística brasileira, São Paulo ganhará pelo menos três novas fábricas nos próximos anos.A chinesa Chery chega em julho a Jacareí (a 80 quilômetros da capital), enquanto a japonesa Honda e a alemã Mercedes-Benz desembarcam no estado entre 2015 e 2016. Esses investimentos ocorrem quase 100 anos depois de a primeira montadora instalar-se no país: em 1919, a Ford abria suas portas na Rua Florêncio de Abreu, no Centro.Na época, apenas doze funcionários produziam o modelo T, conhecido popularmente como Ford Bigode. Em 1921, contando com 124 empregados, a empresa mudou-se para o número 1 200 da Rua Sólon, no mesmo bairro, onde funcionou até os anos 50. A atração do local era a linha de montagem, que podia ser visitada por curiosos. O prédio permanece de pé, mas abandonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário