sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Arthur Hammes, Leonardo Ennes .


TÍTULO: A Primeira Guerra Mundial
Autor do livro: Lawrence Sondhaus
Nomes dos alunos: Leonardo Ennes, Arthur Hammes


  1. PROBLEMA DA PESQUISA – Qual é sua dúvida? Elabore uma questão norteadora da sua pesquisa.

        1. No que  se baseou e o que foi a guerra de trincheiras?


Foi o principal tipo de estratégia militar utilizada na Primeira Guerra Mundial a partir de 1915. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) produziu cerca de 19 milhões de mortos, entre militares e civis.


2. Escreva um texto para responder a questão acima. Considerando introdução, desenvolvimento e conclusão.

O caso de luta de trincheira mais conhecido ocorreu na Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial. ... A guerra de trincheiras durante a Primeira Grande Guerra causou uma revolução em termos de táticas e poder de fogo, para superar as defesas paradas do inimigo. Numa luta de trincheiras, o defensor sempre tem a vantagem.
  1. Introdução. O início. Qual o assunto? Explique do que se trata. 5 ou 6 linhas
    O objetivo deste livro é apresentar uma História global da Primeira Guerra Mundial, útil aos leitores em geral, bem como a estudantes de História e historiadores que procurem uma síntese atualizada dos trabalhos mais recentes sobre o assunto. Revolução é o tema unificador, e cada capítulo trata de algum aspecto em que a guerra foi a causa, o catalisador, o desencadeante ou o acelerador para transformações profundas e duradouras. Entre elas, os revolucionários objetivos de guerra da maioria dos combatentes, a revolução tecnológica que tornou o conflito tão mortal para quem vestia farda, o sentimento revolucionário que cresceu entre os combatentes comuns (manifestado de forma mais drástica em motins durante a guerra) e as pressões revolucionárias que levaram ao colapso dos impérios Romanov, Habsburgo e Otomano.
              
  1. Desenvolvimento. Escreva um texto argumentando sobre o assunto da pergunta. 20 linhas
    A Primeira Guerra Mundial começou em julho de 1914, na modalidade de “guerra de movimento”, isto é, a grande movimentação das tropas de ambos os lados do conflito (Tríplice Aliança e Tríplice Entente) com vistas à invasão e ocupação rápida dos territórios inimigos. Porém, esse avanço – que durou ao longo de praticamente todo o ano de 1914 – começou a ser refreado em 1915, quando os estrategistas passaram a privilegiar a defesa das posições conquistadas. Essa fase de defesa das posições ficou conhecida como “guerra de posição”, mas também levou o epíteto de “guerra de trincheiras”, já que as trincheiras – que eram longos corredores de valas cavadas no solo – serviam como “cordões” demarcadores


  1. Conclusão. O final da história, como termina. Qual a resposta final do problema. 6 linhas
    No final, o que resultou do sacrifício deles? No curto prazo, o legado da Primeira Guerra Mundial, em particular do acordo de paz moldado por Woodrow Wilson, parecia ser extremamente negativo. Entre as potências europeias, a Grã- Bretanha, ajudada em muito por seu império, tinha cumprido papel decisivo na vitória, mas, posteriormente, não apoiaria uma paz que tornasse o triunfo permanente. O acordo deixou a Alemanha com raiva o suficiente para buscar vingança, a França fraca demais para impedi-la, e a Itália e a Rússia tão desgostosas com o resultado que ambas se juntariam aos alemães nas fileiras dos revisionistas. A Rússia acabaria por fustigar o grupo dos países menores, novos e recém-ampliados da Europa Central e do Leste, fracos demais para se defender, mas, às vezes, como a Sérvia, em 1914, demasiado imprudentes ou irresponsáveis na busca de suas próprias metas nacionais para evitar conflitos com os vizinhos mais poderosos. Com bastante frequência, os europeus do entreguerras culparam o idealismo conciliador de Wilson por esse estado disfuncional de coisas. Mas, como observou Walter Russell Mead, os ideais de Wilson “ainda orientam a política europeia de hoje: autodeterminação, governo democrático, segurança coletiva, direito internacional e uma liga de nações”, consubstanciada na União Europeia. “França, Alemanha, Itália e Grã-Bretanha podem ter zombado de Wilson, mas cada uma dessas potências conduz atualmente sua política europeia ao longo de linhas wilsonianas. O que antes foi descartado como visionário é agora aceito como fundamental


  1. Listar e dar o significado de dicionário para 4 palavras.
    Mortandade - massacre de homens e/ou animais em grande número; matança, carnificina, mortalidade, morticínio, chacina.
  Marechal - o mais alto posto na hierarquia do Exército brasileiro e dos exércitos de numerosas outras nações [No Brasil, só é preenchido por oficial da ativa em caso de guerra, quando o seu detentor assume a chefia suprema do exército  Mártires - Pessoa submetida a torturas, a sacrifícios ou à morte por um ideal ou por uma crença: mártir da independência. Quem se sacrificou em nome da fé e de suas convicções; mártir religioso. [Figurado] Quem oferece a própria vida em favor de outra coisa ou pessoa.
Armistício - acordo que suspende temporariamente as hostilidades entre os lados envolvidos numa luta, disputa ou guerra; trégua, indúcias.
  1. Referências.  Sobrenome e nome do autor, título do livro, editora.
    Lawrence Sondhaus, A Primeira Guerra Mundial , Editora Contexto


  1. Inserir uma imagem com legenda, bem encima.
    Resultado de imagem para charge da primeira guerra mundial

Observação todo trabalho em fonte Arial, tamanho normal. Questões em negrito. Uma linha em branco entre a pergunta e a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário