sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Eduarda, Febre amarela


a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?
Uma descoberta feita em 1878, de que um mosquito era o responsável pela transmissão de uma outra doença, a filariose humana, serviu de apoio a Finlay , que testou a espécie Aëdes aegypti , conhecida primeiro como Culex fasciatus , depois Stegomia fasciata , na transmissão da febre amarela.

b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas.
Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Os principais sintomas da febre amarela são febre, dor muscular, náuseas e vômitos, perda de apetite e fraqueza. ... O vírus é tropical e mais comum na América do Sul e na África.

c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada?
Como funciona a vacina contra a febre amarela
vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus.

d) Quais são as contra indicações da vacina?
vacina é contraindicada nos seguintes casos: - Crianças menores 6 meses de idade. - Doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde.

e) Como usar a vacina?
Vacina Contra Febre Amarela (substância ativa) não deve ser misturada com qualquer outra vacina injetável ou medicamento. Quando Vacina Contra Febre Amarela (substância ativa) for administrada concomitantemente a outras vacinas ou medicamentos, devem ser utilizadas seringas diferentes, locais de administração diferentes e preferivelmente membros diferentes. A vacina é reconstituída em seu recipiente com o diluente de cloreto de sódio a 0,4% contido na seringa. O frasco-ampola deve ser agitado e, após completa dissolução, a suspensão obtida é retirada com a seringa de injeção. Antes da administração, a vacina reconstituída deve ser agitada vigorosamente.
O contato com desinfetantes deve ser evitado, uma vez que pode inativar o vírus da vacina.
Após a reconstituição, Vacina Contra Febre Amarela (substância ativa) deve ser inspecionada visualmente e se o aspecto não estiver consistente com as características descritas para o produto reconstituído, a vacina não deve ser administrada. Qualquer vacina restante e recipiente devem ser descartados de acordo com os procedimentos locais.
f) Quais são as precauções a vacina?
Embora a vacina seja segura e o risco da doença seja alto, a imunização é contraindicada para alguns grupos de pessoas. Em outros casos, há precaução e é preciso avaliar o risco versus benefício da vacina.
Indivíduos com imunidade muito baixa correm risco de desenvolver a doença depois de tomar a vacina, uma vez que esta contém o vírus atenuado, ou seja, enfraquecido. Isso serve para que, ao entrar em contato com o organismo, ele estimule o sistema imunológico a criar anticorpos.
g) Quais são as principais dúvidas sobre a vacina?
Se você tomar a vacina ja infectado, pode levar a morte?

h) Existem notícias falsas sobre a vacina?
  As fake news, como o boato de que uma receita natural poderia garantir proteção contra a febre amarela, podem ter influenciado as metas de vacinação no Brasil. Essa é a opinião da epidemiologista franco-americana Laurence Cibrelus, chefe da estratégia de combate à doença dentro da Organização Mundial da Saúde (OMS).
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário