sexta-feira, 6 de setembro de 2019

O Movimento Tenentista. Rafael Henriques


O MOVIMENTO TENENTISTA

1-   Anita Malfatti:

Anita Catarina Malfatti nasceu dia 2 de dezembro de 1889, na cidade de São Paulo. Seus pais eram estrangeiros, sua mãe, Betty Krug, norte americana e seu pai, Samuele Malfatti, italiano.
Estudou no Colégio de Freiras São José, na Escola Americana e no Mackezie College, onde se formou professora com 19 anos.
Com a morte de seu pai, sua mãe começou a dar aulas de pintura e línguas. Com apenas 13 anos, Anita decide se suicidar num trilho de trem, próximo da estação Barra Funda, onde vivia em São Paulo.

Curioso notar que esse momento foi crucial para alavancar sua carreira como artista como notamos em seu depoimento:
2- O que foi o movimento tenentista?

 O movimento tenentista foi o nome dado ao movimento político-militar, e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920 descontentes com a situação política do Brasil.
3- O que reivindicavam os militares do movimento tenentista?

Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção. 
4- Em quais aspectos se mostravam favoráveis?

Se mostraram favoráveis às tendências políticas republicanas liberais.
5- Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?

governo de Artur Bernardes foi marcado por vários conflitos contra o regime oligárquico, evidenciando o fim do poder político das oligarquias rurais.
6- Explique sobre a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana?

A Revolta dos 18 do Forte, também conhecida como Revolta do Forte de Copacabana, foi iniciada em 5 de julho de 1922 e encerrada no dia seguinte, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha.
7- Explique sobre a Revolta de 1924, em São Paulo.

A Revolta Paulista de 1924, também chamada de Revolução Animal, Revolução do Isidoro, Revolução Esquecida, Revolução de 1924 e de Segundo 5 de julho, foi a segunda revolta tenentista e o maior conflito bélico da cidade de São Paulo. Teve início na madrugada de 5 de julho e terminou em 28 de julho de 1924.
8- O que foi a Coluna Prestes?

A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro ocorrido entre 1925 e 1927 ligado ao tenentismo. O principal motivo para a criação do movimento foi a insatisfação com o governo de Artur Bernardes e o regime oligárquico característico da República Velha, conhecido como política do café com leite. 
9- Escreva explicando sobre a biografia, a vida, de Luís Carlos Prestes.

Luís Carlos Prestes foi um militar e político comunista brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX. Prestes ganhou fama nacional ao liderar a Coluna Prestes na década de 20. Wikipédia
CônjugeMaria Prestes (de 1950 a 1990), Olga Benário Prestes (de 1934 a 1942)
10- Qual o significado das palavras abaixo:
a) Oligarquia;
Regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.
b) República;
Forma de governo em que o Estado se constitui de modo a atender o interesse geral dos cidadãos.
c) Democracia;
Governo em que o povo exerce a soberania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário