sexta-feira, 6 de setembro de 2019

MOVIMENTO TENENTISTA-Ana e Manuela


O MOVIMENTO TENENTISTA

Resultado de imagem para OBRAS DA TARSILA AMARAL

1-  Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas. Nasceu em Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Filha de família abastada, passou a infância e adolescência com seus pais e sete irmãos na sua cidade natal. Sua família havia herdado fazendas de seu avô, José Estanislau do Amaral, conhecido como “o milionário”.
2- O que foi o movimento tenentista? Explique.

O movimento tenentista foi o nome dado ao movimento político-militar, e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920 descontentes com a situação política do Brasil. A sucessão ao governo estadual de Pernambuco, onde houve a intromissão de Hermes da Fonseca e sua consequente prisão, precipitou a revolta do Forte de Copacabana em 1922. Tal movimento não possuía uma proposta definida, tendo conteúdo mais corporativista, de defesa da instituição militar. Deflagrou-se assim o tenentismo.
O movimento tenentista não conseguiu produzir resultados imediatos na estrutura política do país, já que nenhuma de suas tentativas teve sucesso, mas conseguiu manter viva a revolta contra o poder das oligarquias, representado na Política do café com leite. No entanto, o tenentismo preparou o caminho para a Revolução de 1930, que alterou, definitivamente, as estruturas de poder no país.
3- O que reivindicavam os militares do movimento tenentista?

As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas. ... O primeiro movimento tenentista ocorreu em 5 de julho de 1922 e ficou conhecido como a Revolta do Forte de Copacabana
4- Em quais aspectos se mostravam favoráveis?

 os militares envolvidos nesse movimento se mostraram favoráveis às tendências políticas republicanas liberais. Entre outros pontos, reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições.
5- Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?

Assumiu o cargo dia 15 de novembro de 1922, após o governo de Epitácio Pessoa. ... Findou seu mandato dia 15 de novembro de 1926, sendo eleito Senador da República, cargo que exerceu até 1930.Artur, para sua carreira política como Presidente da República, contou com a ajuda de seu sogro, Carlos Vaz de Mello, irmão de José Alves Ferreira de Melo, um poderoso fazendeiro de Viçosa. As terras onde foram erguidas as primeiras faculdades integrantes da UFV pertenciam ao sogro de Bernardes.
Artur da Silva Bernardes foi casado por mais de 50 anos com Clélia Vaz de Mello, filha Carlos Vaz de Mello, político importante da Zona da Mata mineira, deputado e senador da república.
6- Explique sobre a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana?

Revolta dos 18 do Forte, também conhecida como Revolta do Forte de Copacabana, foi iniciada em 5 de julho de 1922 e encerrada no dia seguinte, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha. A Revolta dos Dezoito do Forte e o movimento Tenentista, que era numa primeira leitura ligados às forças armadas, representavam também a insatisfação de outros estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia com a divisão política existente, conhecida como política do café com leite.
Para as eleições de 1 de março de 1922, para concorrer contra o candidato governista Arthur Bernardes foi lançada a Reação Republicana[2], com candidatura do fluminense Nilo Peçanha. Detentor da maquina pública, Bernardes venceu com 56% dos votos válidos da eleição. Porém a oposição denunciou fraudes e clamava por um Tribunal de Honra.
7- Explique sobre a Revolta de 1924, em São Paulo.

Revolta Paulista de 1924A Revolta Paulista de 1924, também chamada de Revolução Animal, Revolução do Isidoro, Revolução Esquecida, Revolução de 1924 e de Segundo 5 de julho, foi a segunda revolta tenentista e o maior conflito bélico da cidade de São PauloComandada pelo general reformado Isidoro Dias Lopes, contou com a participação de vários tenentes, dentre os quais Joaquim do Nascimento Fernandes Távora (que faleceu na revolta), Juarez TávoraMiguel CostaEduardo GomesÍndio do Brasil e João Cabanas. O objetivo principal do levante era depor o presidente Artur Bernardes (considerado inimigo dos militares desde a crise das cartas falsas). Entre as reivindicações estava o voto secreto, a justiça gratuita e a instauração do ensino público obrigatório.
8- O que foi a Coluna Prestes?

Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. Este movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927. Teve este nome, pois um dos líderes do movimento foi o capitão Luís Carlos PrestesA Coluna Prestes foi resultado do movimento tenentista, que surgiu em 1922 pela insatisfação dos quadros militares com o governo brasileiro. Entre 1921 e 1922, foi realizada a campanha eleitoral para eleger o novo presidente que assumiria o país em 1922. De um lado, o candidato era Artur Bernardes; do outro lado, havia Nilo Peçanha (candidato da oposição).
9- Escreva explicando sobre a biografia, a vida, de Luis Carlos Prestes.

Luís Carlos Prestes (Porto Alegre3 de janeiro de 1898 – Rio de Janeiro7 de março de 1990)[2] foi um militar e político comunista brasileiro,[3] uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX.

Prestes ganhou fama nacional ao liderar a Coluna Prestes na década de 20. Após sua conversão pública ao comunismo em 1935, passou a ser visto como um extremista pela opinião pública.[4] Enquanto Plínio Salgado representava a extrema-direita, Prestes era visto como símbolo da extrema-esquerda.
10- Qual o significado das palavras abaixo:
a) Oligarquia; Regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.
b) República; forma de governo na qual o povo é soberano, governando o Estado por meio de representantes investidos nas suas funções em poderes distintos.
c) Democracia; Governo em que o povo exerce a soberania. Sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.

Resultado de imagem para movimento tenentista

Resultado de imagem para movimento tenentista

Resultado de imagem para movimento tenentista

Nenhum comentário:

Postar um comentário