sexta-feira, 2 de junho de 2017

Manuela e Maitê- 9A


                                 O PERÍODO ENTREGUERRAS



1- Escreva em forma de técnicas. Quais foram os principais aspectos do crack (quebra) da bolsa de Nova York?

- Efeito de pânico que faz com que todos os investidores vendam suas ações ao mesmo tempo, gerando assim uma espiral apavorante.

A derrubada das Bolsas em outubro de 1929 aconteceu após a explosão de uma bolha especulativa que levou milhões de americanos a comprar ações através de fundos de investimentos, os "trust funds", que faliram um atrás do outro.

Segunda-feira 28 de outubro de 1929, o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York caía 13%, com uma nova queda de 12% no dia seguinte ("terça-feira negra"). No fim de novembro, havia perdido a metade de seu valor e continuou caindo nos meses seguintes.

2- Quais os principais aspectos de New Deal?

- Fortes investimentos estatais em obras públicas.

- Reforma do sistema bancário e monetário.
- Controle de preços e produção das empresas
- Incentivos agrícolas

3- Quais foram os principais aspectos do governo de Stálin na URSS?

  • - Ditadura comandada por um partido político único;
  • - Perseguição religiosa;
  • - Obrigatoriedade do “ateísmo marxista-leninista”;
  • - Repressão a opositores ideológicos e políticos;
  • - Culto e adoração a figura de Josef Stálin;
  • - Grande censura dos meios de comunicação;
  • - Coletivização obrigatória das produções agrícolas e industriais;
  • - Militarização da sociedade;
  • - Eliminação de qualquer forma de oposição do stalinismo;
4- Quais foram os principais aspectos do fascismo italiano?

- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade. 

- Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.

- Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou ideia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

- Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.

- Anti-socialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.

5- Quais foram os principais aspectos do nazismo na Alemanha? 

O controle da população por meio da propaganda seria uma de suas principais ferramentas. O uso do rádio e do cinema foram decisivos neste processo para que as ideias nazistas fossem propagadas. O antissemitismo era uma dessas ideias. 

O ódio aos judeus, a quem Hitler atribuía a culpa por vários problemas que a Alemanha enfrentava, sobretudo problemas de ordem econômica, intensificou-se no período nazista. Fato este que culminou no Holocausto – morte de mais de 6 milhões de pessoas em campos de concentração, dentre elas, a maioria de judeus.

Associado ao antissemitismo, estava a noção racista e eugenista da superioridade do homem branco germânico, ou da raça ariana, e a construção de um “espaço vital” para que esta raça construísse seu império mundial.

6- Indicar e comentar um livro sobre a crise do capitalismo em 1929. 

Bernard Gazier, A Crise de 1929, Edição 1, L&PM, 2009. 


A crise de 1929 foi uma depressão generalizada da produção em quase todo o mundo industrializado. A cada dia se multiplicavam as demissões em massa e os pedidos de falência. O crash da Bolsa de Nova York causou um racha jamais visto no mercado financeiro. A comunidade internacional entrou em choque ao ver os Estados Unidos, bastião de solidez e confiabilidade, literalmente quebrar. Esta obra retoma a história da Grande Depressão, suas causas, seus efeitos e analisa os mecanismos econômicos que estiveram em jogo nesse episódio traumático do capitalismo contemporâneo. Mostra também como cada época relê essa crise e quais lições foram tiradas dela.





7- Indicar e comentar um livro sobre o nazismo e A. Hitler. 

Dick Geary, Hitler e o Nazismo, Edição 1, Paz e terra, 2010. 

Dick Geary, um dos maiores especialistas da história da Alemanha do século XX, analisa temas chaves do nazismo em Hitler e o nazismo. O autor aborda a relação entre povo e o governo durante o Terceiro Reich, a complexidade das redes de poder dentro da Alemanha depois de 1933, as transformações sociais no Terceiro e o papel da mulher na sociedade nazista.

Dick Geary demonstra até que ponto, na Alemanha, as mentalidades foram transformadas e as identidades, destruídas. Partindo de questões como as origens das ideias antissemitas e antissocialistas de Hitler e os motivos por que o governo parlamentar da República de Weimar entrou em colapso apenas em 1929-30, ele discorre sobre a ascensão de Hitler e do nazismo na Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial. 


8- Indicar e comentar um filme ou documentário sobre a crise de 1929. 


Filme A Crise de 1929 - A Grande Depressão


Após a primeira guerra mundial (1918), os EUA eram o país mais rico do planeta. Além das fábricas de automóveis, os EUA também eram os maiores produtores de aço, comida enlatada, máquinas, petróleo, carvão....

Nos 10 anos seguintes, a economia norte-americana continuava crescendo causando euforia entre os empresários. Foi nessa época que surgiu a famosa expressão “American Way of Life” (Modo de Vida Americano). O mundo invejava o estilo de vida dos americanos.
A década de 20 ficou conhecida como os “Loucos Anos 20”. O consumo aumentou, a indústria criava, a todo instante, bens de consumo, clubes e boates viviam cheios e o cinema tornou-se uma grande diversão.
Os anos 20 foram realmente uma grande festa! Nessa época, as ações estavam valorizadas por causa da euforia econômica. Esse crescimento econômico (também conhecido como o “Grande Boom”) era artificial e aparente, portanto logo se desfez.
De 1920 até 1929, os americanos iludidos com essa prosperidade aparente, compraram várias ações em diversas empresas, até que no dia 24 de outubro de 1929, começou a pior crise econômica da história do capitalismo.






9- Indicar e comentar um filme ou documentário sobre o nazismo e A. Hitler. 


A História da Segunda Guerra Mundial - 2 Frentes De Batalhas Definidas

Acompanhar os principais acontecimentos da II Guerra Mundial é uma experiência verdadeiramente fascinante, e com a ajuda de notáveis imagens de arquivo inéditos você pode literalmente ver por si o que exatamente aconteceu, e quando. Da complexidade das primeiras batalhas até as batalhas de aniquilação ocorridas no final, esta extensa série de vai ajudar a chamar a atenção sobre um período da história que nunca deve ser esquecido. Cada episódio se estende por alguns meses do conflito, dando ao espectador um incrível nível de detalhe em cada evento. De Adolf Hitler marchando com suas tropas para a Polónia em 01 de setembro de 1939, aos ataques congelantes ao longo da frente oriental; Os radicais confrontos navais do Pacífico para o dia fatídico em 2 de setembro de 1945, quando a Segunda Guerra Mundial foi levada para um rápido fim com o bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário