terça-feira, 1 de agosto de 2017

Movimento Tenentista- Ana Julia Cruz e Isadora

O MOVIMENTO TENENTISTA



1-O que foi o movimentoTenentista?Explique 

O tenentismo foi um movimento que ganhou força entre militares de média e baixa patente durante os últimos anos da República Velha. No momento em que surgiu o levante dos militares, a inconformidade das classes médias urbanas contra os desmandos e o conservadorismo presentes na cultura política do país se expressava. Ao mesmo tempo, o tenentismo era mais uma clara evidência do processo de diluição da hegemonia dos grupos políticos vinculados ao meio rural brasileiro.

2-O que reivindicavam os militares do movimento Tenentista?

Reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições.

3-Em quais aspectos se mostravam favoráveis? 

Eram favoráveis à liberdade dos meios de comunicação, exigiam que o poder Executivo tivesse suas atribuições restringidas, maior autonomia às autoridades judiciais e a moralização dos representantes que compunham as cadeiras do Poder Legislativo. Entretanto, todo esse discurso liberal e moralizador também convivia com a opinião de alguns oficiais que defendiam a presença de um poder forte, centralizado e comprometido com mal definidas “necessidades da nação brasileira.

4-Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?

Artur da Silva Bernardes começou a vida pública alistando-se em 1897 ao Batalhão Patriótico Bias Fortes para combater os rebelados do povoado de Canudos. Nesse período cursava a Faculdade de Direito e já havia atuado como jornalista. A motivação de Artur Bernardes em combater os camponeses de Canudos estava na defesa do regime republicano, pois se atribuía equivocadamente aos rebelados o caráter de restauradores monarquistas. Em 1900, Artur Bernardes graduou-se em Ciências Sociais e Jurídicas e começou a advogar na cidade de Viçosa, de onde era natural. O pai de Artur Bernardes, Antônio Bernardes, era promotor de justiça da cidade e o sogro dele, Carlos Vaz de Melo, era chefe político da região. Em novembro de 1904, Artur Bernardes tornou-se vereador de Viçosa. Com a morte de Carlos Vaz de Melo, Artur Bernardes obteve a chefia política do município de Viçosa.

5-Explique sobre a revolta dos 18 do Forte de Copacabana?

A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi uma revolta tenentista ocorrida na cidade do Rio de Janeiro (capital do Brasil na época) em 5 de julho de 1922. Foi a primeira revolta tenentista da República Velha. Teve a participação de 17 militares e um civil.

6- Explique sobre a revolta de 1924, em São Paulo.

Foi uma revolta tenentista, ocorrida nos meses de julho e agosto de 1924. Embora seu objetivo fosse se espalhar por todo território nacional, a revolta ficou restrita a cidade de São Paulo (onde foi mais intensa) e aos estados do Rio Grande do Sul e Amazonas.

7- O que foi a Coluna Prestes?

Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população.

8- Escreva explicando sobre a biografia (Vida) de Luís Carlos Prestes.

Luís Carlos Prestes (1898-1990) foi um político, militar e líder revolucionário brasileiro. Comandou o Partido Comunista Brasileiro por mais de 50 anos. Luís Carlos Prestes (1898-1900) nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 3 de janeiro de 1898. Filho de Antônio Pereira Prestes e de Maria Leocádia Felizardo Prestes estudou no Colégio Militar e em seguida ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio e Janeiro, concluindo Engenharia em 1909. Prestou serviços como engenheiro ferroviário na Companhia Ferroviária de Deodoro. Em 1922 foi transferido para o Rio Grande do Sul para servir no Batalhão Ferroviário em Santo Ângelo. Nessa época, se envolveu com o movimento político e militar da jovem oficialidade do Exército (tenentes e capitães) que movidos por um ideal e pelo descontentamento tentavam derrubar o governo de Artur Bernardes, mas foi duramente reprimido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário