terça-feira, 3 de outubro de 2017

Alessandra, e Júlia 9A.

                            História da Coreia do Norte


 
1- Como surgiu o pais chamado Coreia do Norte?  

Começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano os japoneses foram expulsos da península coreana pela guerrilha liderada por Kim Il Sung e forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os soviéticos estabeleceram-se ao norte do paralelo 38 e os estadunidenses ao sul. Formaram-se dois países divididos que reclamavam o direito sobre toda a península, cada um proclamando ser o legítimo representante do povo coreano.
     A paz se mantinha fragilmente e em 25 de junho de 1950 a Coreia do Norte tentou a unificação do país avançando rumo à chamada Coreia do Sul, dominada por tropas americanas e deu início a uma grande guerra, envolvendo China e União Soviética de um lado e os Estados Unidos do outro. Em 27 de julho de 1953 foi assinado um armistício entre o comandante do exército norte-coreano e um representante da ONU, criando uma zona desmilitarizada entre os dois países.



2- Onde esta localizada a Coreia do Norte? 

A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão. Assim como Cuba, a Coreia do Norte é um dos remanescentes países de regime socialista no mundo, em razão dessa escolha enfrenta diversos problemas socioeconômicos. Tal fato começou a partir de 1991, quando a União Soviética entrou em declínio.



3- Como é o regime político desse país? Explique. 

A Coreia do Norte é o país que possui um dos regimes políticos mais fechados do planeta.  Coreia do Norte, com sistema comunista apoiada pela União Soviética.




4- No que é baseada a economia da coreia? Quais são os principais produtos dessa economia?

A Coreia do Norte possui uma economia extramamente fechada e centralizada, pois seu sistema econômico enquadra-se dentro do modelo socialista. A economiaé totalmente controlada pelo governo. ... Principais setores econômicos: militar, agricultura, indústria e serviços. Alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente.




5- Explique sobre o avanço norte americano. Pág 179

Avançaram sob o comando do General MacAthur ocupando boa parte da Coreia do Norte, quase até a fronteira da China. Isso levou Mao Tsé-tung a adotar uma poderosa ofensiva e obrigar as tropas internacionais a recuar até o limite anterior.




6- Em 1953 com o final da Guerra, como ficou a Coreia e as pessoas envolvidas? Pág 179

Intensificaram as negociações por um cessar fogo, que culminou no fim da Guerra e na manutenção da divisão da Coreia. Mais de um milhão de pessoas perderam a vida nesse conflito e quase se transformou em uma Guerra nuclear.




7-Pesquise e escreva explicando sobre os testes com misseis e a bomba H.


Logo de imediato, autoridades sul-coreanas e chinesas declararam que o tremor claramente teve uma origem artificial, possivelmente provocada por uma explosão nuclear.

Poucas horas após o tremor, um comunicado emitido pela televisão estatal norte-coreana KCTV confirmou que o país havia realizado um teste bem sucedido com uma bomba de hidrogênio, autorizado pelo líder Kim Jong-Un, no dia 15 de dezembro de 2015. A potência explosiva de uma bomba H costuma ser consideravelmente maior do que o de uma arma nuclear comum. Não obstante, a comunidade internacional acredita se tratar de uma bomba de fissão comum, levando-se conta que o tremor gerado foi relativamente fraco. Segundo estimativas de autoridades norte-americanas e russas, o artefato teve um rendimento entre 6 - 9 quilotons. Para efeito de comparação, a bomba atômica que destruiu Hiroshima, em 1945, tinha uma potência de 15 quilotons.





Resultado de imagem para final da segunda guerra mundial coreia 
Resultado de imagem para final da segunda guerra mundial coreia





Nenhum comentário:

Postar um comentário