História da Coreia do Norte
1. Como surgiu o pais chamado Coreia do Norte?
2. Onde está localizada a Coreia do Norte?
Localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão.
3. Como é o regime político deste pais?
Esse país possui um dos regimes políticos mais fechados do planeta. Sua fronteira com a Coreia do Sul é fortemente vigiada. Com o fim da União Soviética (1991), principal aliada da Coreia do Norte, a economia nacional entrou numa profunda decadência.
4. O que é baseada a economia da Coreia? Quais os principais produtos desta economia?
A economia, baseada na indústria pesada e na agricultura mecanizada, apresenta constante declínio. A Coreia do Norte possui cerca de 50% da reserva mundial de magnesita, além de depósitos de carvão, ferro, tungstênio e grafite. Apesar da riqueza mineral, o país enfrenta vários problemas de ordem socioeconômica. A produção de alimentos é insuficiente para suprir a demanda nacional, fato que já provocou a morte de mais de 2 milhões de pessoas em razão da subnutrição.
5. Explique sobre o avanço norte-americano.
Avançaram sob o comando do General MacArthur, ocupando boa parte da Coreia do Norte, quase até a fronteira da China. Isso levou Mao Tsé-tung a adotar uma poderosa ofensiva e obrigar as tropas internacionais a recuar até o limite anterior.
6. Em 1953 com o final da guerra, como ficou a Coreia e as pessoas envolvidas?
Soviéticos e norte-americanos intensificaram as negociações por um cessar-fogo, que culminou no fim da guerra e na manutenção da divisão da Coreia. Mais de um milhão de pessoas perderam a vida nesse conflito, que quase se transformou numa guerra nuclear.
7. Pesquise e escreva explicando sobre os testes com os misseis e a bomba H.
Poucas horas antes do teste, a televisão estatal norte-coreana KCNA exibiu imagens mostrando o líder norte-coreano inspecionando o que estava sendo apresentado como uma bomba H (de hidrogênio ou termonuclear) que poderia ser instalada no novo míssil balístico intercontinental norte-coreano.
As bombas H são muito mais poderosas do que as bombas atômicas convencionais que a Coreia do Norte já testou.
O dispositivo é "uma bomba termonuclear muito poderosa fabricada por nossos esforços e tecnologia", indicou a KCNA. Kim ressaltou, por sua vez, que "todos os componentes desta bomba H foram feitos 100% nacionalmente", de acordo com a agência.
8. Inserir duas imagens com legendas.
Líder norte-coreano (no centro) aparece perto ao lado da suposta nova bomba do país
Coreia do Norte ameaça EUA com 'ataque nuclear preventivo'
Coreia do Norte ameaça EUA com 'ataque nuclear preventivo'
Nenhum comentário:
Postar um comentário