terça-feira, 3 de outubro de 2017

História da Coreia do Norte - Pedro e Lanna 9A

                           Historia da Coreia do Norte

                          

1- Como surgiu o país chamado Coreia do Norte?

A história da Coreia do Norte começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano os japoneses foram expulsos da península coreana pela guerrilha liderada por Kim Il Sung e forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os soviéticos estabeleceram-se ao norte do paralelo 38 e os estadunidenses ao sul. Formaram-se dois países divididos que reclamavam o direito sobre toda a península, cada um proclamando ser o legítimo representante do povo coreano.

A paz se mantinha fragilmente e em 25 de junho de 1950 a Coreia do Norte tentou a unificação do país avançando rumo à chamada Coreia do Sul, dominada por tropas americanas e deu início a uma grande guerra, envolvendo China e União Soviética de um lado e os Estados Unidos do outro. Em 27 de julho de 1953 foi assinado um armistício entre o comandante do exército norte-coreano e um representante da ONU, criando uma zona desmilitarizada entre os dois países.




2- Onde esta localizada a Coreia do Norte?

A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão.




3- Como é o regime político deste país? Explique. 

Esse país possui um dos regimes políticos mais fechados do planeta. Sua fronteira com a Coreia do Sul é fortemente vigiada. Com o fim da União Soviética (1991), principal aliada da Coreia do Norte, a economia nacional entrou numa profunda decadência.







4- No que é baseada a economia da Coreia? Quais são os principais produtos desta economia? 

Sem o apoio soviético, a economia, baseada na indústria pesada e na agricultura mecanizada, apresenta constante declínio. A Coreia do Norte possui cerca de 50% da reserva mundial de magnésita, além de depósitos de carvão, ferro, tungstênio e grafite. Apesar da riqueza mineral, o país enfrenta vários problemas de ordem socioeconômica. A produção de alimentos é insuficiente para suprir a demanda nacional, fato que já provocou a morte de mais de 2 milhões de pessoas em razão da subnutrição.




5- Explique sobre o avanço Norte-Americano. 

Avançaram sob o comando do general MacArthur, ocupando boa parte da Coreia do Norte, quase até a fronteira da China. 





6- Em 1953 com o final da guerra, como ficou a Coreia e as pessoas envolvidas?

Em 1953, soviéticos e Norte-americanos intensificaram as negociações por um cessar-fogo, que culminou no fim da guerra e na manutenção da divisão da Coreia. Mais de um milhão de pessoas perderam a vida nesse conflito, que quase se transformou numa guerra nuclear. 





7- Pesquise e escreva explicando sobre os teste com misseis e a bomba H. ,

A Coreia do Norte anunciou a realização bem-sucedida de um teste nuclear com uma bomba que poderia ser transportada por um míssil de longo alcance. O governo norte-coreano afirma que explodiu uma bomba de hidrogênio. A explosão provocou um terremoto de magnitude 6,3 na península coreana. A Coreia do Norte realizou, neste domingo (3), seu sexto teste nuclear, o mais poderoso até à data, e afirmou ter testado uma bomba de hidrogênio, em um novo desafio para Donald Trump, que criticou ações “hostis e perigosas”.                                                   
8- Inserir duas imagens com legendas.





Líder nortecoreano (no centro) aparece perto ao lado da suposta nova bomba do país

O último teste realizado pela Coreia do Norte foi em setembro do ano passado, mais uma vez em desafio a resoluções da ONU. Nos últimos meses, o país disse ter desenvolvido mísseis capazes de atingir o território dos EUA e, na semana passada, disparou um foguete que voou sobre o Japão.



Teste balístico da Coreia do Norte em abril


Bombas de hidrogênio usam um processo de fusão nuclear, em que átomos são aglutinados para liberar incríveis quantidade de energia - maiores que as de bombas atômicas, baseadas no processo de fissão nuclear, em que os núcleos de átomos são "partidos".



















Nenhum comentário:

Postar um comentário