União dos povos Indígenas
1-Pesquisar e realizar resumo em forma de tópicos sobre:
A-União dos povos Indígenas de Manaus.
Gersem Baniwa resgatou as conquistas advindas com a promulgação da Constituição de 1988, tais como o reconhecimento da capacidade civil dos indígenas, o fim da tutela e a participação indígena em espaços de controle social, o que levou a avanços como a ampliação das políticas públicas para os povos indígenas e conquistas territoriais. No entanto, reconheceu que "ainda há um abismo entre o que determinam as leis e as realidades indígenas" e que, atualmente, "há um enfraquecimento das instituições e políticas voltadas para os povos indígenas".
Gersem Baniwa resgatou as conquistas advindas com a promulgação da Constituição de 1988, tais como o reconhecimento da capacidade civil dos indígenas, o fim da tutela e a participação indígena em espaços de controle social, o que levou a avanços como a ampliação das políticas públicas para os povos indígenas e conquistas territoriais. No entanto, reconheceu que "ainda há um abismo entre o que determinam as leis e as realidades indígenas" e que, atualmente, "há um enfraquecimento das instituições e políticas voltadas para os povos indígenas".
Para Baniwa, a Conferência é o momento para repensar e reorganizar a macro política indigenista do Estado Brasileiro, mas também de avaliar a atuação do movimento indígena no país. "A autonomia ninguém nunca vai nos dar, nós temos que a exercer, temos que fazer valer [esse direito], mas, para isso, temos que nos organizar, nos mobilizar, nos formar e lutar sempre", finalizou.
Esta é a quinta conferência regional realizada no estado do Amazonas. Já ocorreram conferências no Rio Negro, Tabatinga, Atalaia do Norte e Lábrea. A Etapa de Manaus ocorre de 3 a 5 de novembro e reúne cerca de 200 delegados indígenas, governamentais e da sociedade civil.
B-Pesquisar e escrever sobre os símbolos de União dos Povos Indígenas.
Um dos símbolos mais expressivos dos povos indígenas de Roraima, o feixe de vara, foi entregue a nova Coordenação da COIAB no encerramento da X Assembleia Ordinária, como um ato de fortalecimento e união dos povos indígenas da Amazônia Brasileira. A Assembleia foi realizada no período de 26 a 29 de agosto, na aldeia Umutina, no município de Barra do Bugres, em Mato Grosso (MT) reunindo mais de cem lideranças indígenas dos nove Estados que compõem a COIAB. Os símbolos utilizados também por esse povo surgem basicamente a partir de três desenhos formados por figuras geométricas diferentes. São eles o Ypara Korá, o Ypara Jaxá e o Ypara Ixy.
Um dos símbolos mais expressivos dos povos indígenas de Roraima, o feixe de vara, foi entregue a nova Coordenação da COIAB no encerramento da X Assembleia Ordinária, como um ato de fortalecimento e união dos povos indígenas da Amazônia Brasileira. A Assembleia foi realizada no período de 26 a 29 de agosto, na aldeia Umutina, no município de Barra do Bugres, em Mato Grosso (MT) reunindo mais de cem lideranças indígenas dos nove Estados que compõem a COIAB. Os símbolos utilizados também por esse povo surgem basicamente a partir de três desenhos formados por figuras geométricas diferentes. São eles o Ypara Korá, o Ypara Jaxá e o Ypara Ixy.
C-Escolher 5 palavras chaves e significado de cada uma.
União: Ação de unir, de ligar, de tornar um só: união de empresas.Povos: Conjunto de indivíduos de uma região, cidade, vila ou aldeia.Indígenas: Nascido no país em que vive.Símbolos: O termo símbolo, com origem no grego (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.Aldeia: Pequena povoação, de categoria inferior à de vila.
D-Identificar e escrever explicando sobre 3 casos que a violência contra Indígenas.
- Uma das tragédias mais sintomáticas de 2016 ocorreu no município de Caarapó, em Mato Grosso do Sul, e ficou conhecida como o “massacre de Caarapó”. O assassinato de Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza ocorreu em meio a um violento ataque perpetrado contra a comunidade Tey i Kue, do povo Guarani-Kaiowá, em uma retomada da Fazenda Yvu, incidente sobre a terra indígena que está em processo de demarcação no Ministério da Justiça (MJ).- Populações inteiras desapareceram e outras foram drasticamente reduzidas, como no próprio caso dos Waimiri-Atroari, e outros povos, massacrados quando da construção da rodovia BR-174 (Manaus - Boa Vista). “Desapareceram nove aldeias na margem esquerda do Médio Rio Alalaú; pelo menos seis aldeias no Vale do Igarapé Santo Antonio do Abonari; uma na margem direita do Baixo Rio Alalaú; três na margem direita do MédioAlalaú; as aldeias do Rio Branquinho, que não aparecem nos relatórios da Funai; e pelo menos cinco aldeias localizadas sobre a Umá, um varadouro que ligava o Baixo Rio Camanau, (proximidades do Rio Negro) ao território dos índios Wai Wai, na fronteira Guianense”.- Caso do Avá-Canoeiro, vítima de massacre no final dos anos de 1960, quando quase toda sua população foi dizimada. Quando do violento contato com esse povo, marcado pela usurpação de suas terras pelo colonizador para a criação de gado e plantio de cana-de-açucar, parte do grupo foi transferido forçadamente pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para o território Karajá/Javaé, na Ilha do Bananal, para morar junto com os Javaé, seus históricos inimigos. D-Identificar e escrever explicando sobre 3 casos que a violência contra Indígenas.
E-Qual a opinião de vocês?
Achamos que os índios sofrem discriminação atoa, já sofreram muito e ainda sofrem pelo preconceito do homem, são pessoas iguais as outras e devem ter direitos iguais.
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