quinta-feira, 2 de agosto de 2018

BRASIL: A Crise da República Oligarquica - Juliana

1 - Partido Comunista Brasileiro - Quando foi fundado e com qual objetivo? Foi fundado em 1922, com o objetivo principal de promover no Brasil uma revolução proletária que substituísse a sociedade capitalista pela sociedade socialista.



2 - Por que o presidente Afonso Pena instituiu a política de valorização do café? Explique. Por causa da queda dos preços no mercado internacional, causada pelo excesso da produção brasileira e de outros países.

3 - No Brasil. Quais destaques ganhou a Vida urbana? Quais as características da Belle Époque? A vida urbana ganhou destaque e trouxe novos elementos para a cultura nacional. Surgiram novos segmentos sociais e novidades técnicas características da época(Belle Époque), como o telefone, o rádio, o futebol, o cinema, o bonde elétrico, o automóvel e o avião.

4 - O que reivindicavam a burguesia industrial? A burguesia industrial reivindicava uma política de desenvolvimento por meio da alta de impostos sobre produtos estrangeiros.

5 - O que reivindicava a classe urbana? A classe urbana reivindicava  a instituição do voto secreto e a moralização do processo eleitoral.

6 - Quais eram as manifestações e pressão do operariado? O operariado manifestava descontentamentos com a representação política e pressionava o governo para obter melhores condições de vida e de trabalho.

7 - O que passou a disputar o Partido Comunista do Brasil? Explique. O PCB(Partido Comunista do Brasil), passou a disputar com os anarquistas o controle sobre as organizações e sobre os movimentos operários, acabando por assumir a liderança desses movimentos e influenciando militares.

8 - Movimento Tenentista - 1920. Por quem eram liderados? Qual a origem deles? Eram liderados por jovens oficiais de baixa patente, especialmente tenentes e capitães. A origem de muitos deles estava nas camadas médias da população e acreditavam que cabia ao Exército a tarefa de regenerar o país, moralizar a política e derrubar a República Oligárquica.


9 - O que defendiam os do movimento Tenentista? Defendiam o voto secreto, reformas políticas e sociais e o fim das fraudes eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário