sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Da Guerra fria para Mídia, Laura e Stefani, 9a

 Da guerra fria para mídia

1) O que foi a crise dos misseis, em Cuba?

2) Festival de woodstock, Nova York 1969. O que aconteceu? Por que foi importante?

3) Quem foi e como viveu Raul Seixas?

4) Quem foi e como viveu Charles Chaplin?

5) Quem foi e como viveu Carmen Miranda?

6) Quem foram e como viveram Otelo e Oscarito?

Respostas:

1. Segundo relato, no dia 14 de outubro de 1962, um avião de espionagem norte-americano sobrevoou o território cubano em busca de informações sobre o local. Nessa missão, coletou uma série de imagens do que parecia ser uma nova base militar em construção. Após um estudo detalhado das imagens, as autoridades norte-americanas descobriram que os soviéticos estavam instalando diversos mísseis capazes de carregar ogivas nucleares em Cuba.

2. O festival de rock mais famoso de todos os tempos rolou em agosto de 1969, em uma fazenda na cidadezinha americana de Bethel, a cerca de 160 quilômetros de Nova York. Woodstock é o nome da cidade escolhida originalmente para abrigar os shows, mas acabou não rolando e, depois de idas e vindas, os organizadores desistiram da cidade e alugaram uma fazenda em Bethel mesmo, menos de um mês antes da abertura do festival. Para não criar mais confusão, o nome original, Festival de Música e Artes de Woodstock, permaneceu. 

3. Raul Seixas (1945-1989) foi um músico, compositor e cantor brasileiro, um dos grandes representantes do rock no Brasil. É conhecido por músicas como “Maluco Beleza” e “Ouro de Tolo”. Lançou o seu primeiro disco em 1968, “Raulzito e seus Panteras”. Mas o sucesso veio mesmo depois do lançamento do disco “Krig-ha, Bandolo!” (1973), cuja música principal, “Ouro de Tolo”, fez grande sucesso no Brasil.Raul Seixas produziu bons trabalhos como "Novo Aeon" (1975), "Metrô Linha 743" (1983), "Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!" (1987) e "A Panela do Diabo"(1989), este último, em parceria com o roqueiro Marcelo Nova. Raul Seixas foi considerado um dos maiores músicos brasileiros, com grande número de admiradores.
                                              Resultado de imagem para raul seixas biografia


4. Charles Chaplin (1889-1977) foi ator, cineasta, dançarino, diretor e produtor inglês. Também conhecido por "Carlitos".Charles Chaplin (1889-1977) nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 16 de abril de 1889. Seu pai Charles Spencer Chaplin, era vocalista e ator e sua mãe Hannah Chaplin, era cantora e atriz. Seus pais se separam antes de Charles completar três anos. Em 1894 com apenas cinco anos Chaplin subiu ao palco e cantou a música "Jack Jones".Charles Spencer Chaplin faleceu em Corsier-sur-Vevey, na Suíça, no dia 25 de dezembro de 1977.
                                                  Resultado de imagem para charles chaplin biografia


5. Carmen Miranda (1909-1955) foi uma cantora, atriz e dançarina luso-brasileira. A música "Pra Você Gostar de Mim", mais conhecida por "Tai", foi seu primeiro grande sucesso de carnaval. Gravou músicas de vários compositores e fez sucesso nas rádios e no cinema, brilhando na Argentina, Chile e Uruguai. No filme "Banana da Terra" aparece pela primeira vez caracterizada de baiana. Estreou na Broadway em 1939, atuou em vários filmes em Hollywood. Cantava em programas de televisão, casas noturnas, cassinos e teatros. Com seus trajes exóticos e sapatos plataforma, brilhava nos palcos contando seu repertório de rumbas e marchinhas de carnaval.
                                               Resultado de imagem para carmen miranda


6. É como se tudo tivesse começado em 1935, ano de "Cidade Maravilhosa", de André Filho, e do samba de Carnaval "Implorar", de Moreira da Silva. 
Nesse mesmo ano, Oscarito e Grande Otelo apareceram juntos pela primeira vez no cinema, "Noites Cariocas", produção da Cinédia, direção de Enrique Cadicamo.
O aparecimento quase simultâneo de duas biografias -"Oscarito - O Riso e o Siso, de Flávio Marinho, e "Grande Otelo -Uma Biografia", de Sérgio Cabral- estimula o leitor a se aproximar destes dois artistas, assim como eles permanecem na memória do espectador de cinema: como a dupla que começou a se formar em 1935.
Na verdade, Oscarito atuou em quase 50 filmes, e Grande Otelo em pouco mais de cem -e mais que cinema, fizeram circo e teatro. Passear pelas duas biografias permite ao leitor descobrir o quanto eles fizeram isoladamente, antes, durante e depois dos trabalhos em que atuaram lado a lado. E descobrir o quanto suas histórias, muito diferentes entre si, possuem pontos em comum: o começo ainda criança no circo, o amadurecimento no teatro e a popularidade nos filmes da Atlântida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário