quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Brasil: A Crise da República Oligárquica - Manoela Souza

1- No inicio dos anos 20, qual foi as duas manifestações antioligárquicas no país, além do movimento tenista? 
    Resultado de imagem para a crise da República Oligárquica
  • o cangaço: manifestação de rebelião contra a estrutura fundiária brasileira. Inicialmente, os cangaceiros ou jagunços, eram contratados por “coronéis” que necessitavam de proteção. Depois passaram a contestar a ordem vigente, agindo por conta própria e aterrorizando os latifundiários, com seus saques e assaltos. O mais famoso cangaceiro da história brasileira foi Virgulino Ferreira, o Lampião.
  • o Partido Comunista Brasileiro: a ampliação do operariado, derivada do processo de industrialização do país no início do século XX, deu origem a movimentos reivindicatórios de melhores condições de vida e de trabalho. Greves eclodiram nos principais centros industriais do país (São Paulo e Rio de Janeiro), cuja liderança cabia aos anarquistas (influência dos imigrantes europeus sobre o movimento operário). O anarquismo defendia a luta econômica contra o capitalismo, por meio de greves, e, por isso, os anarquistas não organizaram partidos nem buscavam alcançar uma legislação trabalhista que protegesse os trabalhadores. Os anarquistas acabaram isolados e, portanto, suas manifestações de descontentamento eram fáceis de reprimir. Em março de 1922, porém, nasceu o Partido Comunista Brasileiro, composto por membros dissidentes do anarco-sindicalismo, cuja inspiração era o triunfo da Revolução Socialista na Rússia (1917). O Partido Comunista Brasileiro daria o direcionamento político à luta operária do Brasil a partir de então, despertando o temor da oligarquia dominante.

2- Por que o presidente Afonso Pena instituiu a política de valorização do café? p121
O presidente Afonso Pena instituiu, em 1906, a política de valorização do Café, também seguida por seus sucessores. Entretanto, essa prática protecionista não resolveu o problema da superprodução. Além disso, desagrava a diversos segmentos  da sociedade, incluindo grupos oligárquicos não ligados ao café, que se sentiam prejudicados em relação a seus interesses econômicos e políticos.

3-  No Brasil. Quais destaques ganhou a vida urbana? Quais características da Belle E´poque? p122
Embora a maioria da população continuasse a viver no campo, a vida urbana ganhou destaque e trouxe novos elementos para a cultura nacional. Surgiram novos segmentos sociais e novidades técnicas características da época (Belle Époque), como o telefone, o rádio, o futebol, o cinema, o bonde elétrico, o automóvel e o avião. 

4- O que revindicavam a burguesia industrial? p123
A Burguesia industrial reivindicava uma política de desenvolvimento por meio da alta de impostos sobre produtos estrangeiros. 

5- O que reivindicava a classe urbana? p123
A classe média urbana, grupo social ligados as atividades industriais, bancárias e comerciais, reivindicava a instituição do voto secreto e a moralização do voto eleitoral. 

6- Quais eram as manifestações e pressão do operário? p123
O operariado, por sua vez, em crescimento desde o final do século XIX, além de manifestar descontentamentos com a representação política, pressionava o governo para obter melhores condições de vida e de trabalho. 

7- O que passou a disputar o Partido Comunista do Brasil? p123
Em 1922, a consolidação da Revolução Russa de 1917 influenciou a formação do Partido Comunista do Brasil (PCB), que passaria a disputar com os anarquistas o controle sobre as organizações e sobre os movimentos operários, acabando por assumir a liderança desses movimentos e influenciando militares.

8- Movimento Tenentista-1920. Por quem eram lideradas? Qual a origem deles? p124
A década de 1920 foi marcada por diversos levantes militares contra a origem política oligárquica. Eram liderados por jovens oficiais de baixa patente, especialmente tenentes e capitães. A origem de muitos deles estava nas camadas médias da população e acreditavam que cabia ao Exército a tarefa de regenerar o país, moralizar a política e derrubar a República Oligárquica. 

9- O que defendiam os do Movimento Tenentista? p124
Imagem relacionadaDefendiam o voto secreto, reformas políticas e sociais e o fim das fraudes eleitorais. Para atingir seus objetivos,porém, não dispunham de um  programa ou projeto alternativo de sociedade. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário