quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O MOVIMENTO TENENTISTA-Brenda e Diulia


O MOVIMENTO TENENTISTA

1- Semana de arte moderna:
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal em São Paulo durante os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922.O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras (pintura e escultura) e palestras.



2- O que foi o movimento tenentista? Explique.
O tenentismo foi um movimento que ganhou força entre militares de média e baixa patente durante os últimos anos da República Velha.No momento em que surgiu o levante dos militares, a inconformidade das classes médias urbanas contra os desmandos e o conservadorismo presentes na cultura política do país se expressava.




3- O que reivindicavam os militares do movimento tenentista?As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema e as eleições, defendiam o voto secreto,reformas sociais e econômicas.



4-Em quais aspectos se mostravam favoráveis?
O movimento também era favorável à liberdade dos meios de comunicação, os tenentistas queriam que o poder Executivo tivesse suas atribuições restringidas, maior autonomia ao poder judiciário e até mesmo a moralização dos representantes do poder Legislativo.


5- Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?
 Em novembro de 1904, Artur Bernardes tornou-se vereador de Viçosa. Com a morte de Carlos Vaz de Melo, Artur Bernardes obteve a chefia política do município de Viçosa.
Após tornar-se liderança política no município de origem, Artur Bernardes ascendeu na atividade política do Estado de Minas Gerais. Foi primeiro-secretário da Câmara Estadual entre 1907 e 1909. Em 1909, foi eleito deputado federal. Em 1910, tornou-se secretário de Finanças do governo estadual de Júlio Brandão. Entre 1915 e 1918 foi novamente deputado federal. E entre os anos de 1918 e 1922 exerceu a presidência do Estado de Minas Gerais, na época o mais populoso do país e com uma das oligarquias mais influentes. A atuação política em Minas Gerais lhe credenciava para a candidatura à presidência da República, pois a oligarquia mineira era uma das mais influentes do país.

6- Explique sobre a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana?
A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi uma revolta tenentista ocorrida na cidade do Rio de Janeiro (capital do Brasil na época) em 5 de julho de 1922. Foi a primeira revolta tenentista da República Velha. Teve a participação de 17 militares e um civil.



7- Explique sobre a Revolta de 1924, em São Paulo.
Foi uma revolta tenentista, ocorrida nos meses de julho e agosto de 1924. Embora seu objetivo fosse se espalhar por todo território nacional, a revolta ficou restrita a cidade de São Paulo (onde foi mais intensa) e aos estados do Rio Grande do Sul e Amazonas.



8- O que foi a Coluna Prestes?
Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do Ensino secundário para toda a população.
9- Escreva explicando sobre a biografia, a vida, de Luís Carlos
Prestes.


10- Qual o significado das palavras abaixo:
a) Oligarquia;
  1. 1.regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.
    2.por extensãopreponderância de um pequeno grupo no poder.


b) República;
  1. 1.forma de governo em que o Estado se constitui de modo a atender o interesse geral dos cidadãos.

    2.JURÍDICO (TERMO)forma de governo na qual o povo é soberano, governando o Estado por meio de representantes investidos nas suas funções em poderes distintos.






c) Democracia;
           1.governo em que o povo exerce a soberania.
           2.sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.















Nenhum comentário:

Postar um comentário