O movimento Tenentista
1-O que foi o movimento tenentista? Explique
O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército.
2-O que reivindicavam os militares do movimento tenentista?
A população reivindicava por votos verdadeiros, que pudessem ser diretos e que fossem controlados pelo Poder Judiciário.
3-Em quais aspectos se mostrava favorável?
Nesse movimento se mostraram favoráveis às tendências políticas republicanas liberais
4-Quando e como foi o governo Arthur Bernardes?
Artur Bernardes interviu nos estados, principalmente na Bahia e Rio de Janeiro, que não apoiavam seu governo. Portanto, uma das principais características de seu governo foram os conflitos políticos originados em estados que não o apoiavam. Seu governo também evidenciou a crise pela qual passava o domínio das oligarquias na política brasileira entre os anos de 1918 e 1922.
5-Explique sobre a revolta dos 18 de Copacabana?
A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi uma revolta tenentista ocorrida na cidade do Rio de Janeiro (capital do Brasil na época) em 5 de julho de 1922. Foi a primeira revolta tenentista da República Velha. Teve a participação de 17 militares e um civil.
6-Explique sobre a revolta de 1924 em São Paulo?
Foi uma revolta tenentista, ocorrida nos meses de julho e agosto de 1924. Embora seu objetivo fosse se espalhar por todo território nacional, a revolta ficou restrita a cidade de São Paulo (onde foi mais intensa) e aos estados do Rio Grande do Sul e Amazonas.
7-O que foi a coluna prestes?
A Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. Este movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927. Teve este nome, pois um dos líderes do movimento foi o capitão Luís Carlos Prestes.
8-Escreva explicando sobre a biografia de Luis Carlos Prestes
Luís Carlos Prestes foi um militar e político brasileiro. Prestes estudou engenharia na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, atual Academia Militar das Agulhas Negras
Nenhum comentário:
Postar um comentário