sexta-feira, 3 de junho de 2016

O MOVIMENTO TENENTISTA GUILHERME E JOAO

                                                               O movimento tenentista


1- O que foi o movimento tenentista?Explique.

R:Foi um movimento social de carácter politico-militar que ocorreu nas décadas de 1920 e 1930,período conhecido como o das oligarquias.Contou, principalmente,com a participação dos jovens tenentes do exercito.


           



 2- O que reinvidicavam os militares do movimento tenentista?

R: Propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto, instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.



           


3- Em quais aspectos se mostravam favorável ?
R:os militares envolvidos nesse movimento se mostraram favoráveis às tendências políticas republicanas liberais. Entre outros pontos, reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. 




       


4- Quando e como foi o governo Arthur Bernardes?

R:Artur Bernardes interviu nos estados, principalmente na Bahia e Rio de Janeiro, que não apoiavam seu governo. Portanto, uma das principais características de seu governo foram os conflitos políticos originados em estados que não o apoiavam. Seu governo também evidenciou a crise pela qual passava o domínio das oligarquias na política brasileira entre os anos de 1918 e 1922.
Resultado de imagem para tenentismo
Adicionar legenda
                                                     A rota da marcha de 1925 a 1927






5- Explique sobre a revolta dos 18 do fonte de Copacabana?

R:A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi uma revolta tenentista ocorrida na cidade do Rio de Janeiro (capital do Brasil na época) em 5 de julho de 1922. Foi a primeira revolta tenentista da República Velha. Teve a participação de 17 militares e um civil.
Embora o movimento tivesse sido planejado em várias unidades militares, somente o Forte de Copacabana e a Escola Militar se levantaram no dia 5 de julho de 1922. O forte foi bombardeado e a rendição dos rebeldes foi exigida. O tenente Siqueira Campos e um grupo de militares rebeldes pegaram armas e marcharam pelas ruas em direção ao Palácio do Catete (sede do governo federal na época). Durante a marcha alguns militares desistiram, ficando apenas 17 que receberam o apoio na rua de um civil, totalizando 18. Os rebeldes foram cercados pela tropa do Governo Federal. Após forte tiroteio em frente ao posto 3 da praia de Copacabana, somente Siqueira Campos e Eduardo Gomes sobreviveram e foram presos. Os outros dezesseis integrantes do movimento foram mortos no combate.







6- Explique sobre a revolta de 1924,em São Paulo.

R: Foi uma revolta tenentista, ocorrida nos meses de julho e agosto de 1924. Embora seu objetivo fosse se espalhar por todo território nacional, a revolta ficou restrita a cidade de São Paulo (onde foi mais intensa) e aos estados do Rio Grande do Sul e Amazonas.




Adicionar legenda
Foto da marcha dos soldados rebeldes


7- O que foi a Culuna Prestes?

R:A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população.



           





8- Escreva explicando sobre a biografia de Luis Carlos Prestes?

R:Luís Carlos Prestes foi um militar e político brasileiro. Prestes estudou engenharia na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, atual Academia Militar das Agulhas Negras (AMAM).
Em outubro de 1924, já como capitão, Prestes liderou a revolta tenentista na região das Missões, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Lutando contra o governo de Arthur Bernardes, os jovens oficiais do Exército, os "tenentes", pretendiam levantar a população contra o poder da oligarquia governante e, por meio da revolução, exigir reformas políticas e sociais, como a renúncia de Bernardes, a convocação de uma Assembléia Constituinte e o voto secreto.
Resultado de imagem para luiz carlos prestes
 LUIS CARLOS PRESTES
A
  

                                         



                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário