O Movimento Tenentista
1.O que foi o movimento tenentista? Explique.
O tenentismo foi um movimento que ganhou força entre militares de média e baixa patente durante os últimos anos da República Velha. No momento em que surgiu o levante dos militares, a inconformidade das classes médias urbanas contra os desmandos e o conservadorismo presentes na cultura política do país se expressava.
2.O que reivindicavam os militares do movimento tenentista?
Propunham reformas na estrutura de poder do país, entre os quais se destacam o fim do voto aberto, instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.
3.Em quais aspectos se mostravam favoráveis?
Os militares envolvidos nesse movimento se mostraram favoráveis às tendências políticas republicanas liberais. Entre outros pontos, reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições.
4.Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?
Governo Artur Bernardes (1922-1926): Estado de sítio e Coluna Prestes. A gestão de Artur Bernardes à frente do Governo Federal foi marcada por uma permanente instabilidade política, derivada da crise econômica e dos conflitos políticos e revoltas armadas que se intensificaram neste período.
5.Explique sobre a revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
A Revolta dos 18 do Forte, também conhecida como Revolta do Forte de Copacabana, foi iniciada em 5 de julho de 1922 e encerrada no dia seguinte, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha.
6.Explique sobre a revolta de 1924, em São Paulo.
A Revolta Paulista de 1924, também chamada de Revolução Esquecida, Revolução do Isidoro, Revolução de 1924 e de segundo 5 de Julho.
7.O que foi a coluna Prestes?
A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário