segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Mário de Andrade - Mel Cristine

                                   Mário de Andrade


 Nascido em 9 de outubro de 1893, Mário de Andrade cujo nome de batismo é Mário Raul de Morais Andrade, participou das artes desde cedo, estudando música, atuando como compositor , professor de piano e pesquisador das diversas manifestações artísticas. No ano de 1917 escreveu o seu primeiro romance usando o pseudônimo: Mário Sobral.

Seu estilo literário foi inovador e marcou a primeira fase modernista no Brasil, sobretudo, pela valorização da identidade e cultura brasileira. Ao lado de diversos artistas, ele teve um papel preponderante na organização da semana arte moderna. Em 1917 estudou piano no "conservatório dramático e musical de São Paulo". Mais tarde em 1922, publica a obra de poesias "Paulicéia Desvairada". Durante 4 anos em (1934 a 1938) trabalhou na função de diretor no "departamento de cultura do município de São Paulo". Em 1938, muda-se para o Rio de Janeiro. Foi nomeado catedrático de filosofia e história da arte.

 Sua saúde começa a ficar frágil. No dia 25 de fevereiro de 1945, aos 51 anos de idade Mário de Andrade falece em São Paulo, vítima de um ataque cardíaco. Em 1955 foi publicado o livro "Poesias Completas", edição que reuniu toda obra poética de Mário de Andrade.

Resultado de imagem para mario de andrade morteResultado de imagem para mario de andrade morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário