segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Thaís Chaves - BENTO GONÇALVES.

                             

          BENTO GONÇALVES 


    Bento Gonçalves da Silvas foi um militar brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil.
    Nasceu dia 23 de Setembro de 1788, filho de Perpétua da Costa Meirelles e Joaquim Gonçalves da Silva.
    Morreu em 18 de Julho de 1847 em Guaíba (RS). Foi casado com Caetana Garcia (1847 a 1847) tiveram 8 filhos (Joaquim, Caetano, Bento, Marco, Leão, Ana Joaquina e Maria Angélica).
    Em 1829, pelos serviços prestados na campanha de 1825-1828 e que terminou com a independência do Uruguai, D. Pedro I nomeou Bento Gonçalves coronel de estado-maior, confiando-lhe o comando do 4° Regimento de Cavalaria de Linha e, no ano seguinte da fronteira meridional. Em 1830 recebeu o diploma da maçonariaEm 1834, denunciado como rebelde e acusado de manter entendimentos secretos com Juan Antonio Lavalleja para a separação do Rio Grande do Sul, foi chamado à Corte, junto com João Manuel de Lima e Silva. Defendeu-se perante o ministro da Guerra, foi absolvido e teve recepção triunfal no regresso à província. Os conservadores, no entanto, conseguiram a destituição de Bento Gonçalves do comando militar da Província do Rio Grande. Foi eleito deputado provincial em 1835 na 1ª legislatura. Em 20 de abril de 1835, em plena sessão de instalação da assembleia provincial, é acusado pelo presidente da província, Antônio Rodrigues Fernandes Braga, de articular a separação do Rio Grande do Sul do restante do Império.
  Morreu na cidade de Guaíba (RS) em 18 de Julho de 1847, causa do falecimento PLEURISIA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário